Os benefícios da Castanha do Pará

Posted on 10 jan 2012 In: Dicas, Receitas

A castanha do Pará, além de ser deliciosa, é uma fruta oleaginosa, composta em boa parte de gorduras benéficas, que ajudam a evitar o colesterol alto e protegem o coração. Além disso, é rica em proteínas e nutrientes: ácido fólico, vitamina E, cálcio e potássio.

Mas sua grande riqueza é o selênio, um mineral antioxidante, que combate os radicais livres, fortalece o sistema imunológico e, segundo pesquisas, ajuda a evitar tumores. Este pavê combina os benefícios e o sabor da castanha do Pará em uma sobremesa deliciosa e fácil de fazer! Experimente você também!

Pavê de castanha do Pará

Ingredientes

• 1 xícara (chá) de manteiga (200 g)

• 1 xícara (chá) de açúcar

• 1 lata de creme de leite

• 1 xícara (chá) de leite (200 ml)

• 1 cálice de licor de cacau

• 350 g de biscoito tipo champagne

• 200 g de castanhas do Pará cortadas em lâminas

Modo de Preparo

Bata a manteiga e o açúcar até formar um creme, juntando o creme de leite aos poucos. Umedeça os biscoitos no leite misturado com o licor de cacau.

Monte o pavê na Refratário Retangular Médio Marinex®, alternando camadas de biscoito, creme e castanhas, terminando a última camada com as castanhas.

Leve à geladeira por cerca de 3 horas antes de servir.

Rendimento:8 porções

Tempo de preparo: 20 minutos

Dica: experimentamos na Cozinha Santa Marina diversas formas de cortar a castanha do Pará em lâminas. O resultado mais delicado obtivemos passando as castanhas por um cortador de legumes. Uma forma mais prática é picar as castanhas rusticamente

Promoção Natal Brilhante

Posted on 14 dez 2011 In: Receitas

O Natal se aproxima e com ele as boas sensações e as tradições natalinas. Existe data mais gostosa para se comemorar com a família e os amigos? A troca de presentes, os enfeites, as comidas… tudo contribui para um clima único de harmonia, amor e paz!

E para o Natal ficar ainda mais brilhante preparamos uma surpresa para você! A cada R$ 39.99 em produtos Marinex você concorre a 10 correntes de ouro com pingente de diamante! E ainda pode ver a nossa seleção de receitas especiais para deixar a sua ceia ainda mais gostosa! Participe!

hotsite da promoção: www.santamarina.com.br/natalbrilhante

Água Refrescante

Posted on 28 nov 2011 In: Dicas

Uma ótima dica para a primavera são as águas aromatizadas naturalmente, pois são ao mesmo tempo hidratantes, diuréticas, e portanto, favorecem a eliminação de toxinas, além de ser uma forma de experimentar sabores inusitados. Coloridas e diferentes ainda podem fazer parte da decoração. Experimente você também!

Água refrescante

Ingredientes:

• 1 laranja Bahia cortada em fatias finas (180 g)

• 3 folhas de capim cidreira

Preparo:

Coloque as fatias de laranja e as folhas de cidreira dentro de uma Jarra Lótus 1,5 l Marinex®. Preencha-a com água e leve à geladeira por pelos menos 2 horas antes de servir, para liberar o aroma dos ingredientes.

Rendimento: 1,5 l

Tempo de preparo: 10 minutos

Dica: A refrescância da laranja combinada com a erva cidreira é ideal para dias quentes.

Truta na Cachaça!

Posted on 16 nov 2011 In: Receitas

Que tal utilizar a cachaça para temperar e dar sabor aos seus pratos? Esta receita de Truta na Cachaça é uma opção gostosa e saudável para o seu dia a dia!

INGREDIENTES

- 6 filés de truta (cerca de 600 g)

- 3 dentes de alho amassados

- sal a gosto

- 1 xícara (chá) de cachaça (200 ml)

- ½ xícara (chá) de azeite (100 ml)

- 500 g de abóbora em cubos

- 250 g de quiabos cortados ao meio

- 1 xícara (chá) de castanha-de-caju picada (160 g)

- 4 talos de cebolinha verde picados

PREPARO

Tempere os filés de truta com o alho, o sal e a cachaça e deixe descansar por 20 minutos. Retire 3 filés do tempero e acomode-os em uma Assadeira Retangular Média Marinex® regada com metade do azeite.

Sobre os filés de truta, distribua metade da abóbora e do quiabo. Repita a operação com os outros 3 filés e o restante de abóbora e quiabo, para formar camadas.

Despeje o caldo que se formou do tempero, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio (180°C) por 25 minutos. Retire o papel, salpique a castanha-de-caju, a cebolinha verde, regue com o restante do azeite e volte ao forno por mais 10 minutos. Sirva em seguida acompanhada de arroz branco ou purê de batata-doce.

TEMPO DE PREPARO: 30 minutos

TEMPO DE FORNO: 35 minutos

RENDIMENTO: 4 porções

Obs: Os filés de truta podem ser substituídos por filés de pescada branca ou tilápia.

Dica: Em preparações onde o uso do azeite é indispensável pelo sabor, você pode diminuir a quantidade de gordura (azeite, óleo, manteiga) para obter uma receita mais saudável, como na receita da Truta na Cachaça, que já está com a medida exata.

Dicas para montar sua cozinha!

Posted on 27 set 2011 In: Dicas

Menos é mais: essa é a regra que funciona na hora de montar uma cozinha! Menos espaço, mais funcionalidade, menos custo, maior uso.

Grande parte dos utensílios aparentemente modernos são troféus bonitos para enfeitar, mais do que para usar, investimentos que raramente valem a pena. Alguns pequenos utensílios resolvem a maioria das situações. Conheça um pouco mais sobre esses itens básicos que são maravilhosos auxiliares.

FACAS

Comece por elas. A faca deve funcionar como uma extensão da mão, o cabo deve ser confortável, sem emendas. As melhores são de aço inoxidável. Quatro facas básicas já devem dar conta da maioria dos trabalhos: uma faca grande de chef, para as carnes e peças maiores; uma faca média, com lâmina mais fina, para filés de peixe e para outros cortes mais delicados; uma faca pequena para descascar legumes e frutas e, por fim, uma faca serrilhada para cortar pães e bolos.

ESCUMADEIRA

A escumadeira é o utensílio ideal para retirar preparações imersas em óleo ou água quente. Nesses casos, a trama deve ser mais aberta para escorrer o líquido com facilidade. As com trama mais fechada removem a espuma da superfície dos caldos e geléias. Escumadeiras são ainda usadas para soltar o arroz, mexer massas e pescar o nhoque. Escolha as de metal, que suportam altas temperaturas.

ESPÁTULAS

Atuam como auxiliares no preparo dos alimentos. A espátula do tipo pão-duro, normalmente de silicone, é usada para raspar com o máximo de aproveitamento tigelas com recheios, massas ou molhos. A quadrada ajuda a virar os alimentos na panela, depositá-los no prato ou travessa com precisão.

TIGELAS OU BOWLS PARA PREPARO

Elas são essenciais na etapa inicial de preparo de todas as receitas. As maiores são usadas para misturar cremes, massas mais líquidas e para bater claras em neve. As menores ajudam a organizar e separar os ingredientes limpos e picados. As versões com tampa servem também para armazenar os alimentos na geladeira. Dê preferência a bowls ou tigelas de vidro que são fáceis de lavar e não retêm odores.

MEDIDORES

A proporção correta entre os ingredientes é importante para o sucesso de qualquer receita. Utensílios como a Jarrinha Medidora Marinex®, colheres e xícaras medidoras ajudam você a preparar aquele bolo especial da vovó e ter o mesmo resultado. Para ingredientes líquidos, apóie a jarrinha sobre uma superfície plana e espere estabilizar para acertar a quantidade pelas marcas externas. Já para os ingredientes sólidos, nivele sem pressionar.

Você Sabia?

Posted on 20 set 2011 In: Receitas

Você sabia?

O Bisfenol-A (BPA) é um componente de alguns plásticos e pode ser tóxico para o nosso organismo. A Santa Marina optou por não utilizar plásticos que contenham esse elemento. Portanto, esse ícone garante que todas as tampas da linha Marinex® sejam livres do Bisfenol-A e seguras para a sua saúde!

Flan de Frutas Vermelhas para animar a semana!

Posted on 5 set 2011 In: Receitas

Que tal animar a sua segunda-feira e surpreender na sobremesa? Este delicioso Flan de Frutas Vermelhas é light, saudável e delicioso para animar o seu dia e sua semana! Experimente você também e ótima semana!

Flan:

•2 envelopes de gelatina em pó incolor

e sem sabor (24 g)

•500 g de ricota fresca

•2 ½ xícaras (chá) de leite

•½ xícara (chá) de açúcar

•raspas e suco de 2 limões sicilianos

Calda

•½ xícara (chá) de açúcar

•200 g de framboesas congeladas

•200 g de amoras congeladas

•suco de 1 limão siciliano

Prepare o flan: coloque em uma Tigela Pequena a gelatina, 6 colheres (sopa) de água e misture bem. Espere hidratar por 5 minutos e leve ao micro-ondas por 1 minuto, em potência média, para amolecer. Despeje no liquidificador a ricota e a gelatina já dissolvida. Dose açúcar e o leite na Jarra Medidora Marinex® de 500 ml, despejando-os em seguida no liquidificador. Acrescente as raspas e o suco dos limões e bata até obter um creme homogêneo. Molhe ligeiramente a Forma para Brioche Marinex® e despeje a mistura do flan. Leve à geladeira por 3 horas, ou até que fique firme.

Prepare a calda: coloque o açúcar e as frutas na Jarra Medidora Marinex® de

1 litro, cubra com o suco de limão e leve ao micro-ondas, em potência alta, por 5 minutos, mexendo na metade do tempo. Deixe esfriar. Montagem: desenforme o flan, soltando as beiradas com as pontas dos dedos, para que entre um pouco

de ar entre o doce e a forma. Tampe com o prato em que for servir e vire a forma com um movimento rápido, para que a sobremesa se solte de uma só vez. Despeje a calda de frutas vermelhas, decore com folhinhas de hortelã e sirva em seguida.

Rendimento: 10 porções

Tempo de preparo: 40 minutos

Cappucino Especial!

Posted on 26 ago 2011 In: Receitas

Que tal se deliciar com um Capuccino Especial para esquentar a sua sexta-feira?

Numa panela, aqueça ½ litro de leite e junte, em seguida, 4 colheres (sopa) de chocolate em pó, 1 xícara (café) de café forte recém-coado e 2 colheres (sopa) de açúcar.

Misture bem e mantenha no fogo até ficar bem quente. Acrescente ½ xícara (café) de licor de cacau, misture novamente e despeje nas Canecas Gourmet Marinex®. Se quiser, decore com um pouco de creme de leite batido e chocolate. Sirva imediatamente.

Rendimento: 2 canecas

Tempo de preparo: 10 minutos

Casquinha de Siri Marinex!

Posted on 24 ago 2011 In: Receitas

Você sabia que na Marinex® temos um mix de mais de 200 produtos diferentes? A nossa dica de hoje é a Casquinha de Siri, feita na exclusiva forma concha Marinex®, uma maneira original, bonita e versátil de servir!

CASQUINHA DE SIRI SANTA MARINA

INGREDIENTES.:

- 1 cebola pequena picada

- 1 pimenta dedo de moça sem sementes picada

- 3 colheres (sopa) de azeite de dendê

- 500 g de carne de siri limpa

- 2 tomates sem pele e sem sementes picados em cubos

- 4 pães de forma sem casca esfarelados

- 150 ml de leite de coco

- sal e pimenta-do-reino recém-moída

- 2 gemas

- 5 ramos de salsinha picada

- 2 colheres(sopa) de farinha de rosca

- 2 colheres (sopa) de parmesão ralado

PREPARO.:

Refogue a cebola e a pimenta no azeite de dendê. Acrescente a carne de siri, os tomates e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando. Adicione os pães, o leite de coco e mexa até a mistura começar a desgrudar das laterais da panela. Tempere com sal, pimenta, desligue o fogo e misture as gemas e a salsinha. Distribua essa massa em 4 Conchas para Assar Marinex, polvilhe a farinha de rosca e o queijo parmesão por cima. Coloque-as no forno e ligue-o a 200ºC. Asse por cerca de 25 minutos ou até dourar. Sirva com fatias de limão.

RENDIMENTO: 4 casquinhas

TEMPO DE PREPARO: 20 MINUTOS

Lasanha de Funghi

Posted on 17 ago 2011 In: Receitas

Muitas razões fizeram da Lasanha um dos pratos preferidos do Brasileiro, entre elas a versatilidade e praticidade do prato, que é sucesso garantido para todos as idades. Esta Lasanha de Funghi, além de deliciosa, também é uma opção saúdavel e nutritiva.

Molho de Funghi

•1 pacote de funghi seco (30 g)

•1 cebola picada

•2 colheres (sopa) de manteiga sem sal

•5 colheres (sopa) de farinha de trigo

•¾ de xícara (chá) de vinho branco seco

•3 xícaras (chá) de creme de leite fresco

•sal e pimenta-do-reino moída

Recheio

•1 ricota fresca amassada e passada na peneira (600 g)

•1 ½ xícara (chá) de nozes picadas

•2 ramos de alecrim fresco lavados e picados

•2 ramos de tomilho fresco lavados e picados

•6 ramos de salsa fresca lavados e picados

•sal e pimenta-do-reino moída

Massa

•12 placas de massa pré-cozida para lasanha (216 g)

Finalização

•1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado (120 g)

Molho de funghi: em uma Jarra Medidora Marinex® de 1 litro, coloque a água, junte os funghis e deixe-os hidratar por 30 minutos. Escorra e reserve o líquido. Corte-os em pedaços bem pequenos e reserve. Coloque a cebola e a manteiga em uma Terrina Redonda Funda com tampa Marinex® e leve ao micro-ondas, em potência alta, por 2 minutos. Acrescente a farinha e retorne ao microondas por mais 2 minutos. Junte o vinho, mexendo sempre para não empelotar. Acrescente 2 xícaras (chá) do líquido reservado, o creme de leite, o sal e a pimenta. Leve novamente ao micro-ondas, em potência alta, mexendo a cada 10 minutos.

Recheio: em uma Terrina Redonda Média com Tampa Marinex®, junte a ricota com o restante dos ingredientes, misturando bem.

Montagem: Umedeça as placas de lasanha em água fervente e deixe por um minuto. A seguir, passe-as na água fria e acomode-as sobre folhas de papel-toalha. Espalhe um pouco de molho no fundo da Assadeira Retangular Média com Tampa plástica Marinex®. Em seguida, monte a lasanha intercalando camadas de massa, ricota, massa e molho até terminar as 4 camadas de massa. Termine com o molho, polvilhe o queijo parmesão ralado e leve ao forno, sem preaquecê-lo, por 40 minutos.

Rendimento: 6 a 8 porções

Tempo de preparo: 25 minutos